This content requires HTML5/CSS3, WebGL, or Adobe Flash Player Version 9 or higher.

  Home    |    Pousada    |    Tour Virtual    |    Galeria    |    Eventos    |    Turismo    |    Localização    |    Reservas    |    Contato

 
  Turismo  

Livro de Visitas

     
 
   
 

 

 

CAMBUQUIRA

O que faz de um lugar especial? Água? Clima? Natureza? Tranquilidade?...

Bem, existe um lugar em Minas onde a dúvida suscitada por esta pergunta não faz o menor sentido. Uma cidade que reúne tudo isso. Diante de tal constatação só podemos afirmar: "os cambuquirenses são mesmo uns privilegiados".

Cambuquira é um refúgio em meio às montanhas do sul de Minas, a 950 metros de altitude. Sua fama nasceu da virtuosidade de suas águas. Ao todo são sete fontes, seis delas localizadas no complexo do Parque das Águas, principal atração turística da cidade. As qualidades terapêuticas das águas, associadas ao clima agradável da região, fazem de Cambuquira uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. Um diferencial é relevante: apesar de especial, Cambuquira ainda se mantém deliciosamente pacata e pitoresca.

Ruas arborizadas - uma constante em Cambuquira

Um passeio por suas ruas arborizadas reflete isso. A tradução exata do termo "qualidade de vida" faz parte do dia-a-dia de seus moradores e visitantes. Acácias, quaresmeiras, ipês, amendoeiras, flamboyants e outras espécies espalham-se pelas vias e praças da cidade. Formam um mosaico natural de cores, completado pela Reserva Biológica de Santa Clara e pela Mata do Parque. Em Cambuquira o turista encontra a equação perfeita para o bem-estar do corpo e da mente.

As praças da cidade são um mosaico de cores

Como se não bastasse todas estas características, a cidade é berço da melhor água do Brasil, segundo avaliação feita por uma equipe de especialistas reunidos pela revista Vip Exame (Editora Abril) em 1997. A "Água Cambuquira" ficou em segundo lugar na classificação geral, um pouco atrás da marca Ty Nant, do País de Gales. Participaram da bateria de degustação todas as marcas (nacionais e importadas) que circulam no mercado brasileiro. Como a Ty Nant é européia, podemos considerar, segundo a pesquisa da Vip Exame, que Cambuquira tem a melhor água no só do Brasil, mas de toda a América.


Parque das Águas Fachadas antigas lembram os tempos de glória

Engana-se quem pensa que Cambuquira é somente descanso. O município tem na Serra do Piripau um dos melhores pontos para a prática de vôo livre. Vários campeonatos, inclusive o Brasileiro de Paraglider, têm como cenário um local que não é berço só das águas, mas também de muita adrenalina.
 

 

Parque das Águas

Principal atrativo turístico da cidade, formado por cinco fontes de águas minerais de qualidade, com gás natural e com indicações terapêuticas. No entorno do Parque das Águas encontra-se a Mata (remanescente de Mata Atlântica) com vegetação nativa. Na área particularmente aprazível, além das fontes, existem jardins sombreados, lago, pequenas lojas de artesanato, instalações sanitárias, pequeno parque infantil e balneário. O Parque é um atrativo turístico urbano que se encontra em área privilegiada, próximo do terminal rodoviário e da rede hoteleira.
 

 

As Água Minerais de Cambuquira apresentam diversas indicações para o tratamento de saúde:

1- Fonte Gasosa (Regina Werneck)
Indicada para o tratamento de nefrite aguda ou crônica, diurese, gastrites hepatismo e inflamação dos canais bilares, angiocolite, colocistite, desordem intestinal, dermatoses por intoxicação, eczemas, estimulantes da secreção e motricidade gástrica, nos casos atômicos e hipotônicos.

2- Fonte Férrea (Dr. Fernandes Pinheiro)
Tônica por excelência, anemia, caquexias, linfatismo, astenia, convalescença de moléstias agudas.

3- Fonte Magnesiana (Comendador Augusto Ferreira)
Estimulante da função renal, reumatismo, obesidade, uricemia, litíase, colite, pialite e pielonefrite.

4- Fonte Sulfurosa (Dr. Sousa Lima)
Cura de diurese quando usada em jejum, colite, gastrite, acidez, estimulante do peristaltismo dos intestinos.

5- Fonte do Marimbeiro
Distúrbios do aparelho digestivo, colites rebeldes, litíase e disfunções hepáticas.

 

Atrações Turísticas

Cascata do Congonhal

Cachoeira localizada a 8 km do centro da cidade.
Seguir em direção do distrito de Congonhal.

Igreja Matriz de São Sebastião

Possui Adro iluminado por lamparinas, e várias ilhas ajardinadas. Em sua fachada, encontram-se duas torres com sineira. A nave é simples com piso em cerâmica, teto em ripas de madeira, vitrais e quatro portas laterais, com desenhos coloridos. Altar-mor também simples, contendo a imagem de São Sebastião. Nas extremidades encontram-se duas capelas voltadas para a nave. Ao fundo, encontra-se a sacristia.

Pico do Piripau

Rampa de vôo livre.

Sul de Minas

Número de Municípios: 155
População Total: 2.384.633 hab
Área Total: 9.749 km2
Clique para ver os artesãos desta região.

O Sul de Minas possui localização estratégica, a meio caminho entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É uma das regiões mais desenvolvidas do Estado, possuindo várias cidades de porte médio (população entre 100 mil e 200 mil habitantes). Em cidades como Poços de Caldas, Varginha, Três Corações, Pouso Alegre, Itajubá, Extrema, Camanducaia, Brasópolis e Santa Rita do Sapucaí.

Estão instaladas empresas de diversos setores como: mecânico, agroindustrial, eletroeletrônico, de confecções, calçados e minerais não-metálicos, entre outros. Destaca-se também no turismo, com as estâncias hidroclimáticas de São Lourenço, Poços de Caldas, Caxambu, Lambari, Cambuquira, Monte Verde e Itamonte, bem como a região do Lago de Furnas. Também conta com expressiva produção agrícola sendo a principal região produtora de café do Brasil.

Grande diversificação e potencial econômico. Destaca-se os agronegócios, indústria de ponta, turismo, confecções e logística de transportes, beneficiada com a duplicação da Fernão Dias.

Dentro do setor turístico, o Circuito das Águas Claras engloba as cidades de São Lourenço, Caxambu, Cambuquira e Lambari e Terras Altas da Mantiqueira e oferece diversas opções em Eco turismo. Outras cidades de destaque são Poços de Caldas, Monte Verde e as ao longo da Serra da Mantiqueira, além dos focos de turismo esotérico que reúne 34 municípios em torno do lago de Furnas.

 
 
 

Rod Vital Brazil  -  BR 267  -  Km 348  -  Cambuquira  - MG
Fones: 35 3251 1861 / 35 9989 1058
  

 
by 360InSite